terça-feira, 2 de março de 2010

A Lenda da Severa!

Durante estes dias de promoção, são muitas, as pessoas que se têm pergutado afinal o que é isso da lenda da Severa que fala a nossa letra. Apesar de ser a festa da música, televisão é também cultura... Não existe certezas sobre esta senhora, daí ser uma lenda com muita verdade mas também muita fantasia.


A Severa

Maria Severa Honofriana deverá ter nascido no Bairro da Madragoa, mas não existe certeza pois alguns documentos dizem que nasceu num barraco próximo dos Anjos e outros dizem ainda que nasceu na Mouraria, em 1820.

Era filha de pai de orígem cigana e a a mãe era conhecida por Barbuda e diz-se que prostituta. A Severa deverá ter sido prostituta como a sua mãe.

A Severa deslumbrou pelos vários bairros de Lisboa, era considerada de uma beleza e sensualidade ímpar e daí que despertasse paixões entre fidalgos, burgueses e artistas da epoca.


A lenda diz que a Severa não só cantava fado mas também tocava guitarra, como o Conde que era a sua paixão mas que se cansou dela; diz-se que morreu de desgosto com a traição do Conde e adoeceu de tuberculose aos 26 anos num bordel na Rua do Capelão.


Por fim diz-se também que a Severa foi a primeira fadista!
Com uma melodia do croata Andej Babic, a letra de Carlos Coelho, a guitarra de Luis Guerreiro, a sensualidade da nossa "Severa" Catarina, faz com que "Canta por Mim" respire a cultura portuguesa de uma forma bastante original, numa música dance carregada de sensualidade e com uma aposta em cena cimeira no Festival da Canção, e funciona como uma homenagem ao Fado tão português!


Até amanhã para os primeiros ensaios da segunda semi-final, no Campo Pequeno.



28 comentários:

Anónimo disse...

Por amor da Santa, tudo bem que queira pormover a canção da melhor maneira, mas n me comparem esta musica a um fado!!!!
Todos os votos são importantes, mas tenham um pouco atenção ao que dizem, um pouco de cultura musical não vos ficava nada mal.

Anónimo disse...

A tua inteligência é muito diminuta. Iliteracia afecta muitos portugueses. Ninguém a comparou a um fado mas uma homenagem

mit0 disse...

faco tuas as minhas palavras anonimo das 7.09

Anónimo disse...

Realmente existem pessoas que so querem apenas criticar! Ninguem comparou esta musica a um fado! Nos lemos com cada barbaridade nestes cumentarios! Enfim... Força Catarina eu estarei no campo pequeno a apoiar-te! xD

Rui disse...

Arrisco a dizer que é não só umas das letras mais bem escritas deste ano como a que tem mais cultura pelas suas palavras. É mesmo uma obra-prima ter uma letra destas numa música dance que tem sempre algo como "Mexe-me, toca-me, ama-me, queima meu fogo" e afins, traduzindo à letra este género eurovisivo, bem como a música dance feita mesmo por cá. Mesmo que a melodia seja croata, é perfeitamente notório que é uma música bem portuguesa. Como só em 2010 se faz algo do género com a nossa guitarra? Os nossos compositores estão a dormir mesmo!

Muita Força e que com toda a garra que te reconheço, ganha-me essa porcaria para levarmos muita alegria àqueles que nos considerão tristes!

Rui disse...

consideram*

Anónimo disse...

Bem...a Catarina tem de estar 100% bem vocalmente..senão pode perder a oportunidade como o que aconteceu às Ouro hoje. Façam com que a Catarina canta excelentemente bem....por amor da santa e escrevam o que eu estou a dizer...

RicardoMendes disse...

Catarina! Que os ensaios de amanha corram muito bem! Quinta feira vou lá estar a apoiar-te. Canta por todos nós!

Pensamento e energia positiva para a equipa!

Ricardo

Anónimo disse...

eu concordo com o primeiro comentário,sim podem até dizer que é uma homenagem ao fado, mas n passa de um técnica de markting!!!
Não creio que esta musica passe a final, a catarina n tem poder vocal para esta canção, e o coro desafina que se farta!!!

Anónimo disse...

Ai se a inveja matasse, já teríamos aqui dois velórios (atendendo aos comentários anteriores). Depois do excelente espectáculo de ontem e das péssimas escolhas feitas para a Final, não auguro nada de bom para esta 2ª semifinal. Os tuguinhas continuam a insistir em escolher cançonetas de 2ª e 3ª categorias. Espero, sinceramente, que tudo corra muito bem à Catarina, que evite os nervos e dê um show. Esta é a única canção que nos pode dar algum brio no ESC. Força e, acima de tudo, que as falhas detectadas no 1º ensaio, tenham sido ultrapassadas. Boa sorte!

miguel rendeiro disse...

O luis desafina tanto que a Senhora do MAr ibteve um 13º lugar na final e 2º na semi. alguem teve melhores resultados em alguma das fases do ESC? parece q ng nota na desafinaçºao do Luis e a Carla Moreno ontem tbem desafinou imenso nas músicas todas, não foi?

Dor de cotovelo da Catarina é mt, pq n existem mts artistas como ela. Quem canta, nºao dança. Quem dança, não represetna. Elas fez bem tudo, como ela só a Vanessa. As duas melhores artistas deste festival da canção. cantam dançam e representam e tudo maravilhosamente bem.

letra e música bem portuguesa! Este Andrej é único a adaptar-se a um pais. É bem bonito uma música destas vir de alguém de fora, um prestigio

Anónimo disse...

Por favor coloquem o video do ensaio de hoje quando o tiverem disponivel, estamos todos curiosos, viva a Catarina...

Esperamos todos que vença e esteja em Oslo!!!

Carlos Silva disse...

Boa tarde, de referir, que na primeira semifinal, os resultados foram muito surpreendentes, não me revejo numa final, se não estiver esta musica..

Há que votar na Catarina Pereira, para que não haja mais " surpresas ".

Esperamos para ver o ensaio, estamos em pulgas para isso.


Força Catarina Pereira, e canta por todos nós!!!

Anónimo disse...

se na quinta a coreografia ou roupa ou maquiagem ou isso não estiverem perfeitas eu continuo a votar na Catarina porque essas coisas podem facilmente alterar-se para a eurovisão. O que importa mesmo é a canção e as vozes. Por favor não se deixem vencer pelos nervos como aconteceu com muita gente da 1.º semi final. Apoio ja sabem que têm por isso agora é só divertirem-se em palco. Boa sorte para amanha.

Anónimo disse...

Gostava de perguntar uma coisa ... Babic estará na 2.º semi final ou na final do Festival da Canção?

Anónimo disse...

Ensaio de hoje:

De facto, tremenda evolução desde domingo. A coreografia é tudo o que um fan do género europop pode pedir, embora necessite ainda de alguma afinação. Para aguçar a curiosidade podemos revelar que a canção inicaia-se com a Catarina levantada em braços pelos dois bailarinos. Vocalmente também se apresenta ao nível exigido e o próprio coro foi repensado, deixando de entrar em conflito com a voz principal.e embora não se integre na coreografia, deixou de ser estático.

O favoritismo está justificado. E embora seja perigoso fazer juízos absolutos, depois da noite da primeira semi-final, "Canta por mim" estará seguramente na final.

Fonte: escportugal.pt.vu

aa disse...

Ponhão o video por favor...

Boa sorte para amanha **

Anónimo disse...

Nao há nenhum site com o video do ensaio de hj?

Força Catarina para amanha!!!

Go Oslo.

carlos disse...

Coloquem o video do ensaio de hoje, pró pessoal ver.

Se não puderem colocar, no minimo boa sorte para amanha...que no Sábado esteja a Catarina novamente para nos mostrar uma actuação de gala..

Força rumo a Oslo...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o ensaio de hoje foi a LOUCURA!!!!
Está toda a gente de boca aberta com esta prestação e eu quase a morrer de nervoso lol

LEMBREM-SE QUE NADA ESTÁ GANHO E É PRECISO VOTAR VOTAR E VOTAR!!!

Anónimo disse...

Pois mas nós queriamos ver o ensaio, não há video?!

Ponham lá por favor...ou então digam algum site onde se possa ver algo...

Boa sorte para amanhã!!

IS disse...

Força Catarina! Oeiras está contigo! Tens a melhor canção para ir ao festival! Força! Acredito em ti! Vou estar na plateia a gritar o teu nome! Espero que haja claque!

Anónimo disse...

Por favor n metam o coro atras da catarina ... metam o coro de lado.

Meter o coro atras nunca se viu e fica piroso ... Acreditem no que digo

Anónimo disse...

Vou gritar MUIIIIITTTTOOOO por ti!!!

Anónimo disse...

Catarina: Desejo-te toda a sorte do Mundo e que dês um verdadeiro SHOW. Que tudo corra de forma magnífica, para podermos voar até à Final de Sábado e, em seguida, até Oslo. Muita m....

Anónimo disse...

Jesus!!! É Hoje... Da-lhe Catarina!!!

Anónimo disse...

Deviam actualizar o site a pedir Voto... É HOJE!!!

Anónimo disse...

Catarina lembre-se de SORRIR!!! Precisas de estar sempre a sorrir a mostrar alegria e graciosidade!

Contagem